Instituto

O Instituto Caminho

Estamos criando uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que, por meio da articulação em rede, como uma plataforma que articula diversos fatores. Nela, pessoas físicas e jurídicas encontram resposta para investir recursos financeiros, humanos, materiais e conhecimentos técnicos a fim de promover o desenvolvimento social.
Para tanto, o eixo ideológico da organização é a solidariedade, tendo como principal foco os empreendedores sociais. Anualmente, patrocina projetos em instituições em Pelotas e todo estado do Rio Grande do Sul, além de realizar projetos educacionais e de desenvolvimento comunitário.
Desta forma, se propõe a ser tanto uma força como um instrumento de transformação ao se estabelecer como uma fonte de inspiração para ações de cultura solidária.

Confira alguns dos nossos principais projetos

Educação financeira para crianças

A educação financeira é de suma importância para que as crianças desenvolvam um pensamento crítico sobre a relação com o dinheiro. Essa capacidade analítica permitirá que elas consigam avaliar como devem gastar o próprio dinheiro, porque devem poupá-lo e como podem investi-lo na vida adulta.

Além disso, esse tipo de ensino pode contribuir para o desenvolvimento infantil, pois a educação financeira permite que as crianças compreendam a importância de refletir sobre seus desejos e de se planejar para realizá-los, o que as permite desenvolver habilidades cognitivas e aspectos como a autonomia, o bem-estar, a organização e a segurança.

Educação tecnológica para Jovens

A educação tecnológica para hovens tem ganhado mais espaço como uma forma de potencializar a aprendizagem dos mesmos.

Além disso, cada vez mais o mercado de trabalho procura profissionais que dominem as tecnologias existentes e que possuam alto grau de adaptação. Com isso, quanto antes introduzimos a tecnologia na vida de nossos jovens, mais rápido eles serão capazes de atender as demandas atuais.

Esta nova necessidade veio para trazer uma forma de aprendizagem totalmente nova. Pois, através das tecnologias, mesmo os assuntos mais complexos e difíceis se tornam mais atraentes para os jovens, pois eles estão lidando com coisas que atraem a atenção deles.

Somado a isso, diversas outras habilidades cognitivas são trabalhadas com eles por meio da tecnologia, melhorando até mesmo os relacionamentos interpessoais.

Apoio a terceira idade

Fazer novas amizades é uma das principais vantagens do apoio e a socialização na terceira idade. Após a aposentadoria, a maioria das pessoas nessa faixa etária perde o contato com os colegas de trabalho e deixam de frequentar os locais que costumava ir. Isso pode trazer um sentimento de solidão, fazendo com que fiquem cada vez mais introspectivos.

A situação é ainda pior para aqueles que moram sozinhos, pois acabam acostumando a ficar sempre em casa dormindo ou vendo televisão. Por esse motivo, incentivar a socialização do idoso é muito importante. Sair para passear, ir ao parque e clubes, fazer atividades coletivas ou se encontrar com a família e amigos é fundamental para se manter ativo.

Além disso, ao fazer parte de grupos de convivências relizando novas atividades, eles fazem novas amizades e podem compartilhar suas tristezas, alegrias e trocar experiências. Criar esses vínculos sociais garante o bem-estar e melhora da qualidade de vida.